Decano da Faculdade de Letras lança dois livros


O linguista e decano da Faculdade de Letras da Universidade Agostinho Neto, Professor Alexandre Chicuna, lançou no Sábado,dia 07 de Janeiro, em Cabinda, no Museu Regional.Duas obras científicas intituladas Portuguesismos nas Línguas Bantu-Para um Dicionário Português Kiyombe e Dicionário de Siglas e Abreviaturas Angolanas. O lançamento dos livros enquadrou-se nas actividades comemorativas do Dia Nacional da Cultura, assinalado no dia 8, cujo acto central teve lugar na cidade de Cabinda .

Os dois livros foram apresentados pelo vice-decano da Faculdade de Letras para a Área Científica da Faculdade de Letras da Universidade Agostinho Neto, Petelo Nguinamau Neta-va. A cerimónia contou com a presença do vice-governador para o Sector Social e Político, Victor do Espírito Santo, do vice-governador para o Sector Técnico e Infra-Estruturas, Otiniel Niemba da Silva, e do secretário provincial da Cultura, Euclides da Lomba.

O autor disse ao Jornal de Angola que o livro Portuguesismos nas Línguas Bantu-Para um Dicionário Português Kiyombe resulta de uma investigação sobre a presença do léxico do português no kiyombe, língua bantu da província de Cabinda. O segundo propósito do livro, ainda de acordo com o linguísta, consiste na apresentação de um modelo de Dicionário Português-Kiyombe.

Em relação ao Dicionário de Siglas e Abreviaturas Angolanas, o autor diz tratar-se de um livro que reflecte um estudo cuidadoso e sistemático sobre a criatividade local, que regista um número elevado de siglas e acrónimos. Os livros já foram apresentados em Março de 2015, em Luanda. O lançamento dos livros em Cabinda representou para o autor um momento especial, pois trata-se da sua terra natal.

O autor  é doutorado em Linguística pela Universidade Nova de Lisboa, mestre em Linguística pela mesma instituição, e é licenciado em Ciências da Educação, opção Português.

Fonte: Jornal de Angola