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2008-06-08 Realizou-se no Complexo Turístico do Futungo II, em Luanda, de 29 a 30 de Maio de 2008, o Iº Encontro Nacional das Ciências da Educação.
No âmbito do programa da reforma curricular em curso, foi intenção da Universidade Agostinho Neto (UAN), imediatamente compreendida e apoiada por todos os Institutos Superiores de Ciências da Educação, pelas Escolas Superiores Pedagógicas e por outras instituições de formação de professores, promover um debate nacional e actualizado em torno do lema “Repensar a Profissionalização em Ciências da Educação”.
Ao longo de dois dias - no auditório do Complexo Turístico do Futungo II, cujo ambiente só por si concedeu aos trabalhos o significado académico, sócio-cultural e a exigência científica que o tema escolhido oferece – assistiu-se a um conjunto de esclarecedoras e importantes comunicações e intervenções sobre questões educacionais da maior pertinência para a inovação e melhoria do sistema educativo do País.
A Sessão de Abertura foi presidida por S. Exª. o Senhor Ministro da Educação, Dr. António Burity da Silva, ladeado pela Reitora em Exercício, Vice-Reitora para os Assuntos Académicos, Prof. Doutora Suzanete Costa, pelo Senhor Vice-Ministro da Juventude e dos Desportos, Dr. Malungo Belo Honoré, pelo Senhor Vice-Reitor para os Centros Universitários, Prof. Doutor Carlos Diakanamowa e o Senhor Pró-Reitor para a Reforma Curricular e Coordenador da Comissão Executiva do ENCE, Prof. Pedro Felisberto Bondo.
Para além destas individualidades estiveram presentes na sala o Vice-Reitor para os Assuntos Científicos da UAN, o Secretário da UAN, o Pró-reitor para a Cooperação, representantes das Universidades Privadas, responsáveis da Secretaria de Estado para o Ensino Superior, responsáveis do MED, Decanos e Vice-Decanos das distintas Unidades Orgânicas da UAN, docentes, investigadores e discentes, representantes de Universidades Estrangeiras, Associações Académicas de Estudantes, representantes de Igrejas, bem como muitos outros agentes educativos interessados em “Repensar a profissionalização em Ciências da Educação”.
“Repensar a profissionalização em Ciências da Educação”, numa perspectiva de aproveitamento de sinergias, mobilizou cerca de 450 (quatrocentos e cinquenta) participantes e convidados provenientes de diferentes províncias do País e do estrangeiro, onde foram apresentadas cerca de 60 (sessenta) comunicações, na sua maioria de prelectores com o grau de Doutor e Mestre, distribuídas por seis painéis, respectivamente:
1º “Aperfeiçoamento dos planos de estudo”;
2º “Planos de formação em Ciências sociais v.s. Ciências Pedagógicas”;
3º“Investigação e Pós-graduação”;
4º“Domínios específicos para a formação” ;
5º “Educação para a Sustentabilidade” ;
6º“Espaços de Investigação das Ciências da Educação”.

Como consequência do amplo debate e da reflexão crítica em torno dos diferentes painéis e temas, foi possível extrair as seguintes Conclusões e Recomendações:

a) A Universidade Agostinho Neto deve reforçar a sua visão sobre as mudanças que ocorrem na região em que está inserida, SADEC, bem como, na União Europeia no âmbito da Convenção de Bolonha e da sua eventual implicação no ensino superior em Angola;
b) No âmbito da transformação e inovação curricular deve-se proceder à auto-avaliação e à avaliação externa para detectar debilidades, ameaças, fortalezas e oportunidades com vista à acreditação dos cursos dos Institutos Superiores de Ciências da Educação;
c) A missão dos ISCED´s, Institutos ou Escolas de formação de professores deve ser reforçada, no sentido de se dinamizar a investigação e os serviços prestados à comunidade;
d) Deve-se adequar o actual perfil dos ISCED´s no sentido de permitir uma melhor actuação dos seus actores no sistema de educação e noutras instituições afins;
e) Os ISCED´s e outras instituições de formação devem oferecer outras modalidades de ensino, como o ensino à distância, para além da formação inicial e contínua;
f) Devem ser reforçadas as acções de formação pós-graduada destinadas ao pessoal docente e não docente;
g) Os ISCED´s devem estruturar projectos práticos que lancem pontes entre os subsistemas de ensino para que haja coerência e articulação no desenvolvimento integrado no sistema de educação;
h) Deve-se elaborar um desenho de modelo básico sobre a prática pedagógica no âmbito da investigação-acção;
i) Os planos de estudos devem reforçar a componente cultural, social e ética e valorizar a educação axiológica e ambiental, transversal a todas as disciplinas;
j) O I Encontro Nacional das Ciências da Educação deve ser realizado de dois em dois anos e ser intercalado com encontros por áreas de conhecimento abrangendo as várias especializações das ciências da educação.
A sessão de encerramento foi presidida por S. Exª. o Senhor Secretário de Estado do Ensino Superior, Prof. Doutor Adão do Nascimento.

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